Buscar
  • Zona Zero Arquitetura Ecológica

PDC - Curso de Design em Permacultura

Atualizado: 26 de abr.

Nosso próximo PDC será realizado e acolhido pelo OIKOS – Centro de Promoção do Cuidado Integral, em CRICIÚMA. Neste PDC, como em todos os outros, seguiremos o currículo internacional oficial incrementando a formação com mais atividades práticas, além da vivência comunitária proposta da imersão.
Para se inscrever, contate o OIKOS: oikos@oikos.org.br
MAIS INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP (48) 9 9836 8873 com DErci.


  • O que é um PDC?

O Permaculture Design Course (Curso de Design em Permacultura) foi desenvolvido pelo Bill Mollison, co-criador da Permacultura, para facilitar o ensino e aprendizado dos princípios e fundamentos do design sustentável. O curso tem um currículo internacional pois segue mundialmente o mesmo formato para garantir a integridade do processo de certificação.

Os requisitos são basicamente: ter ao menos um instrutor-certificador, que acompanha o grupo de participantes durante toda a formação, contar no mínimo 72h/aula além de, ao final do curso, desenvolver em grupo de um projeto de design.

Acreditamos que o PDC não deve ser considerado apenas mais uma formação nas técnicas divulgadas através da Permacultura. Para nós, esta é uma oportunidade para transformação pessoal, para empoderamento e firmação de propósitos com intuito de, ao final do curso, iniciar um caminho de práticas que beneficiam as atividades e relações humanas em integração harmônica com a Natureza.

Conteúdo Geral Leitura da paisagem Princípios de Design Metodologia e ferramentas de Design Gestão de água na paisagem e na Zona O Arquitetura apropriada e Bioclimática Eficiência energética Estudo de Padrões Design preventivo e de resiliência Ecologia cultivada Captação, armazenamento e tratamento de águas residenciais Vida e saúde do solo Aquicultura e maricultura Ética e Princípios Éticos Metodologias de gestão de projetos coletivos Projetos em Permacultura Ativismo político e comunitário Economia colaborativa Governança comunitária e Ecovilas Estruturas invisíveis
  • O que eu posso fazer depois de formado “permacultor”?

Sim, em princípio, após a realização de um PDC, o participante se torna um permacultor. Mas todos sabemos que é não é bem assim...

É preciso dedicação à um projeto, ações continuadas, trazer a teoria à prática e um sério comprometimento em mudar determinados aspectos da vida e do ser… e isso não se faz em 10 dias. Tem-se como padrão, um tempo de pelo menos dois anos de aplicação dos conceitos e técnicas em um local, anotando as evoluções, estudando, implantando, refazendo… tudo isso contando com o acompanhamento de algum permacultor mais experiente, com o suporte da nova rede que surge junto com o universo permacultural.

Após o este curso, o participante tem em mãos muitos rabiscos e rascunhos de ideias para a implementação no seu próprio projeto – seja ele sua casa, sítio ou bairro, além da indicação de inúmeras técnicas e do passo a passo para aplicar os conhecimentos já no momento em que sair. No entanto, o que difere a Permacultura de uma enciclopédia ecológica é a formação de uma espécie de “bom senso ecológico” que permitirá a implementação adequada destas técnicas ao sistema o qual fará parte – o que inclui a comunidade (social e cultural), o ecossistema (ambiente) e a economia local (fluxos de recursos).



FACILITADORA RESPONSÁVEL E CERTIFICADORA: Mildred Gustack Delambre foi gestora e fundadora da Nova Oikos Permacultura (2011-2021), Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária (França) e Permacultora pela Academia Alemã de Permacultura. Sua experiência prática em Permacultura iniciou com vários meses de estágio em associações, fazendas e ongs entre 2009 e 2011 na Europa. Entre as suas principais experiências na promoção da Permacultura estão os dois primeiros PDC realizados na Nova Oikos com a certificação de Jorge Timmermann e Suzana Maringoni (2013 e 2014) e o primeiro PDC no qual participou como facilitadora, ao lado de Jorge em 2015. Nos PDC que organizou na sequência, lecionou e aprendeu com os permacultores do IPEPA (Instituto de Permacultura do Paraná), Peter Webb, Marsha e Karin Hanzi, Tomaz Lotufo, e tantos outros queridos. Participou de formações e eventos transformadores como o 1º Encontro Francofono de Permacultura (2009), Ecovillage Design Education (EDE) na ecovila Sieben Linden (2010) onde realizou aprofundamento em Dragon Dreaming com John Croft. Participou do curso de gestão da água da paisagem na ecovila de Tamera em Portugal (Water Retention Landscape, 2014); treinou com Rosemary Morrow (Workshop para professores de PDC), durante a Convergência Europeia de Permacultura na Itália (2016). Apaixonou-se pela biocontrução, tratamentos de efluentes, produção de adobes, técnicas vernaculares com terra como material de construção, e pela causa, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo (2020). Mãe da Gaia, companheira do psicanalista Davide Chareun, hoje trabalha para pessoas e coletivos que desejam construir espaços saudáveis em sinergia com a Natureza – no meio urbano ou rural. É Arquiteta-Permacultora, profissional certificada pela Heathy Building Certificate, associada à Rede Terra Brasil (focada na Arquitetura e Construção com Terra) e ao Instituto Brasileiro de Arquitetos.


INSTRUTORES CONVIDADOS:

Adriana Farina Galbiati Engenheira Ambiental e Permacultora. Foi membro do extinto Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal, trabalhando junto com Skye e Ivone Riquelme, entre 2003 e 2010. Fez o primeiro PDC com Skye em 2007, Ministra cursos de Permacultura desde 2009 e ministra e assina PDCs desde 2012. Mestre em Tecnologias Ambientais com o tema do Saneamento Focado em Recursos. Coautora do CATALOSAN – Catálogo de Soluções Sustentáveis em Saneamento, publicado pela FUNASA. Autora e coautora de trabalhos científicos que permitiram a validação do Tanque de Evapotranspiração como uma das soluções para tratamento unidomiciliar de esgoto em meio rural e urbano. Foi aluna da formação para professores de Permacultura com Jorge Timmermann e Suzana Maringoni. Atualmente é membro da Rizomar, ONG especializada em facilitar a organização de ecovilas e processos de transição ecológica. Membro da ecovila Mauê, situada em Baependi/MG. Mãe e avó, compartilha o trabalho de ministrar cursos de Permacultura e o ativismo socioambiental com Moacir Lacerda, Físico, pesquisador de raios e professor de Permacultura, companheiro de vida desde 2008.

Mhanoel Mendes Jornalista, Permacultor, Peregrino. Autor dos livros “O buscador – Uma aventura a Machu Picchu”, “Compostela – Muito além do caminho de Santiago” (este em co-autoria com o amigo Beto Colombo) e “Huxtlan – O livro da última grande esperança”. Idealizador e um dos cuidadores do espaço terapêutico permacultural Oikos, na zona rural Criciúma, onde trabalha e vive com a família.

Moacir Lacerda Doutor em Geofísica Atmosférica, especializado em eletricidade atmosférica e Permacultor com mestrado em Física e doutorado em Geofísica Atmosférica. Especializado em eletricidade atmosférica e Permacultor. Atualmente é diretor técnico da EPL Informática e implementa redes de alerta de queda de raios. Fez PDC com Sky em 2009. Ministra palestra sobre Física Quântica e suas implicações na compreensão que temos da realidade. Participa com sua companheira, Adriana Galbiati, dos PDC ministrados por ela contribuindo sobre os temas, Usos da Energia, Leis da Termodinâmica e Ciclos bio-físico-químicos do planeta Terra. Participa da ONG Rizomar. É pai e avô.

DErci Wotmeyer – Filha. Mãe, Mulher, Graduada em Serviço Social, Psicoterapeuta Reencarnacionista, Naturoterapeuta e Ayurveda, Reiki Master, Yogaterapeuta (Hatha Yoga & Yoga Dance), Moon Mother MM2- Benção e Cura do Útero e da Alma Feminina, Facilitadora de circulos de cura do feminino, Alquimizadora de alimentos vegetarianos e Peregrina. Idealizadora do espaço Oikos, na zona rural de Criciúma, sul de Santa Catarina, onde vive com a família e desenvolve seus trabalhos e atendimentos.






55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo